SISTEMA ANÓXIO PARA DESINFESTAÇÃO DE DOCUMENTOS E BENS CULTURAIS

No intuito de ampliar as suas ações no campo da preservação de obras de arte, a empresa Grupo Oficina de Restauro vem, desde o ano de 2008, utilizando a técnica dos gases inertes para o combate e erradicação de agentes biológicos em coleções e arquivos que contenham material celulósico.

Este processo é seguro, não inflamável e totalmente inerte ao material em tratamento. É monitorado por equipamentos de última geração com altíssimo nível de sensibilidade e precisão. Com tecnologia de ponta, tem sua eficácia cientificamente comprovada e patenteada. Não modifica as propriedades físico-químicas do bem tratado ficando o bem absolutamente inalterado da sua forma original, mesmo a nível microscópico. Com equipamento portátil, o procedimento pode ser realizado “in situ” e moldado na forma e tamanho necessários para o tratamento.
O referido processo, também denominado anóxia ou atmosfera modificada, consiste no isolamento em partes do material infestado no interior de bolsas plásticas impermeáveis de alta barreira e na substituição do oxigênio por um gás inerte, nitrogênio ou argônio, que reduz o oxigênio contido em cada bolsa para níveis inferiores a 0, 2%. O período de permanência do material dentro da bolsa é de no mínimo 30 (trinta) dias. Sugere-se após a intervenção a aplicação de barreira química no espaço de exposição ou de acondicionamento do material tratado com o objetivo de impedir a ocorrência de novos ataques de xilófagos, bibliófagos, etc.

O controle dos índices de oxigênio no interior das referidas bolsas é obtido com o auxílio de oxímetros, enquanto a umidade relativa do ar e a temperatura são igualmente monitoradas com o emprego de termo-higrômetros. O tamanho dessas bolsas pode variar de 01 a 250 metros cúbicos. Como mencionado, a montagem de toda a estrutura pode ser feita “in loco” ou, no caso de limitação de espaço, em local seguro e de inteira responsabilidade do Grupo Oficina de Restauro.

Site: www.grupooficinaderestauro.com.br
email: grupooficina@veloxmail. com. br
Endereço: Rua Ceará, 1593 – Funcionários – Belo Horizonte/MG – Cep: 30150311
Telefones: (31) 32271063 – (31) 32873041

Informações enviadas por Adriano Ramos do Grupo Oficina de Restauro  à ACCR – Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores

Anúncios