Tags

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 18, os secretários catarinenses de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, e do Turismo, Cultura e Esporte, César Sousa Júnior. Eles foram a Brasília apresentar à ministra o projeto de captação de recursos para a restauração da Ponte Hercílio Luz. A obra liga a Ilha de Santa Catarina ao continente e constitui um dos principais símbolos culturais do estado. É toda construída em ferro e possui um projeto arquitetônico único, do século passado.


“Nos empenharemos em apressar a tramitação do pedido junto à Lei Rouanet, fazendo as diligências necessárias para o projeto não atrasar. Esperamos que o conselho da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic), que aprova os projetos, possa atender o pedido até março, viabilizando a restauração da ponte antes da Copa de 2014”, comentou a ministra Ana de Hollanda, em entrevista à imprensa logo após à audiência.
Ela reconheceu a importância cultural da ponte e disse que é uma belíssima obra arquitetônica, de modelo único no mundo, concluída em 1926. “O Iphan reconhece a ponte como um patrimônio cultural não só de Santa Catarina, mas de todo o Brasil”, comentou. O governo do estado está pleiteando a autorização do Minc para a captação de R$ 77,6 milhões junto a patrocinadores públicos e privados, com recursos da renúncia fiscal.
“O primeiro passo para o início das obras é a aprovação do projeto pela Lei Roaunet”, comentou o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini. Ele disse que também serão buscadas outras fontes de receita junto a emendas parlamentares e no orçamento do estado. O custo total do projeto de reestruturação é de R$ 170 milhões. O pedido de captação de recursos que está sendo pleiteado servirá para dar andamento à primeira etapa da restauração do vão central da ponte e também para a construção de estacas de sustentação e da plataforma que manterá a estrutura no lugar durante a substituição das barras de olhais.
O secretário disse que o fato da ministra Ana de Hollanda os ter recebido para tratar sobre o pedido e ter levado para a audiência vários dirigentes do órgão, como o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Júnior; o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes; e o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Andrei Rosenthal; demonstra a boa vontade da equipe do Minc em apoiar o projeto.

 

Fonte